A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade em uma organização. A implementação desta norma ajuda as empresas a garantir a qualidade de seus produtos e serviços, bem como a satisfação do cliente. Abaixo estão listados os principais requisitos da ISO 9001:2015:

Conheça o contexto da sua organização

Agora mais do que nunca ter uma estratégia é fundamental para a sobrevivência do seu negócio. A empresa deve entender seu contexto interno e externo e identificar as partes interessadas relevantes e suas necessidades Para isso, utilizar boas ferramentas de gestão é imprescindível para se manter mercado competitivo, onde só se destacam aqueles que tem um bom planejamento e os coloca em ação. Aqui na CS utilizamos muito a matriz SWOT para analisar o contexto da organização, pois através dela é possível identificar os pontos essenciais que podem ser potencializados e aqueles que precisam ser ajustados. Se você quiser aprofundar um pouco mais sobre esse tópico, escrevi um outro artigo que pode te ajudar. Clique aqui

Tenha processos bem definidos

Estabelecer quais são os processos existentes na organização e quais são necessários para o sistema de gestão da qualidade fazem parte de quem quer trilhar o caminho da padronização e consequentemente  da certificação ISO 9001. Ter processos claros, onde cada um sabe o que precisa ser feito é o primeiro passo em busca da qualidade do seu produto ou processo. Tenho acompanhado muitas empresas, e elas estão focadas na execução do serviço ou entrega de um produto perfeito. E isso é ótimo. Ocorre que as vezes essas empresas esquecem que para ter um trabalho bem executado e um produto de qualidade, é importante ter processos internos bem estruturados que possibilitem um produto/serviço de qualidade. Quer saber mais sobre este assunto? Também tem artigo específico falando sobre isso, clique aqui.

Exerça a Liderança

A liderança da organização deve demonstrar comprometimento com o sistema de gestão da qualidade e definir a política de qualidade e os objetivos da empresa. É necessário que o líder perceba a importância que a ISO 9001 traz para a organização. Porque aí, mesmo em situações complicadas, ele conseguirá transformá-las positivamente, pois ele tem a visão clara do objetivo final. A liderança deve pedir a colaboração da equipe para elaborar a documentação do SGQ, com certeza eles trarão as melhores ideais, pois trabalham diariamente com aquelas tarefas. Tem um outro artigo que escrevi que pode te auxiliar neste item da norma, você encontra ele aqui, clique para ler. 

Faça um bom planejamento

A empresa deve estabelecer planos e metas para alcançar seus objetivos da qualidade e garantir que o sistema de gestão da qualidade seja eficaz. Toda empresa que busca o sucesso, tem um bom planejamento. Com ele é possível identificar a situação atual da empresa e as ações que são necessárias para atingir os objetivos da organização. O desafio está em acompanhar as ações durante o ano. Se você também percebe esse desafio, clique aqui e confere um artigo específico sobre este tema.

Disponha de todo o apoio necessário

Em todas as fases da produção, em todas as atividades exercidas, é necessário que se tenha os recursos necessários para alcançar o objetivo proposto. A empresa deve fornecer os recursos necessários para a implementação e manutenção do sistema de gestão da qualidade, incluindo recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Além disso, atualmente, há uma maior preocupação com o bem-estar dos colaboradores, já que eles entregam melhores resultados quando estão satisfeitos em seu ambiente de trabalho. Como efeito disso, é possível ver o impacto positivo na qualidade. Quer entender mais sobre este tópico, leia o artigo que escrevi, clique aqui.

Coordene a operação

Indicar o caminho a percorrer direciona com mais assertividade para a garantia do produto final e a satisfação do cliente final. Isso significa que determinar as etapas necessárias, realizar medições em intervalos planejados e alinhar os critérios de mínimos de aceitação do produto, traz confiabilidade ao processo como um todo, diminuindo a chance de erros durante a fabricação. Por isso, a empresa deve implementar os processos necessários para atender aos requisitos do cliente e garantir a sua satisfação.

Acompanhe o desempenho

A empresa deve monitorar e medir o desempenho do sistema de gestão da qualidade e tomar medidas para melhorar continuamente o desempenho. Quando uma organização monitora e mede seus processos ela potencializa suas chances de encontrar melhorias e aperfeiçoar seus processos.  Isto posto, é preciso repetir enumeras vezes o PDCA, que é a base da ISO 9001: planejar, fazer, checar e agir. Isto posto, Para fazer devemos planejar e para agir devemos checar.

Promova a melhoria

A empresa deve tomar medidas para melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo a identificação de não conformidades e a implementação de ações corretivas. Trabalhar os problemas auxilia a empresa na busca de soluções e contribui para a evolução do negócio. Quero dizer que, após a implementação das ações e o atingimento das metas, um novo objetivo deve ser determinado denovo, e denovo e denovo…

ISO 9001:2015 é o melhor caminho para o crescimento

Esses requisitos fornecem um framework para as empresas implementarem e manterem um sistema de gestão da qualidade eficaz. Eles garantem que a organização esteja alinhada com o ambiente interno e externo, estabeleça objetivos claros para a qualidade, forneça os recursos necessários para atender aos requisitos do cliente e monitore continuamente o desempenho do sistema de gestão da qualidade. Além disso, eles ajudam a garantir que a empresa tome medidas para corrigir não conformidades e melhorar continuamente sua eficácia.

Em muitos casos a certificação é um pré requisito para fazer novos negócios com certos fornecedores e clientes. Então, se sua empresa for certificada e a concorrente não, suas chances aumentam significativamente!

Uma empresa que se preocupa com o pensamento de seus clientes, com a forma que está inserida no mercado e que deseja melhorar continuamente seus processos de trabalho, deve buscar ter a certificação da ISO 9001.

Por fim, a implementação da ISO 9001:2015 pode trazer muitos benefícios para as empresas. Ela ajuda as empresas a atender às necessidades dos clientes, garantir o contentamento do cliente e aumentar a eficiência operacional. Além disso, a certificação ISO 9001:2015 melhora a imagem da organização e aumenta sua reputação no mercado.

Como a CS Consultoria pode te ajudar na busca pela certificação ISO 9001:2015

Aqui na CS trabalhamos com um cronograma de trabalho sob medida: Após o início do projeto, a CS Consultoria gera um cronograma de trabalho, passo-a-passo para a sua certificação e/ou manutenção do certificado. Tudo fica registrado na plataforma e você contará com um consultor diariamente para lhe direcionar durante o processo.

Nesse sentido, construiremos juntos a documentação necessária para atender as exigências pré-estabelecidas. Disponibilizamos vários modelos de documentos e todos podem ser facilmente adaptados ao que você precisa.

Você terá consultores disponíveis para dúvidas e validações a um click de distância sempre que precisar e saiba que ao seguir as diretrizes e orientações da CS Consultoria, a sua certificação está garantida.

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