Continuando a série de artigos sobre ISO 9001:2015 sem mimimi, hoje trago o entendimento sobre item 4.2 na norma.
Você realmente sabe quem está interessado em seu negócio?
“4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas
Devido ao seu efeito ou potencial efeito sobre a capacidade da organização para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, a organização deve determinar:
- a) as partes interessadas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade;
- b) os requisitos dessas partes interessadas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade.
A organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas partes interessadas e seus requisitos pertinentes.”
Para ter um bom sistema de gestão para ISO 9001:2015, é necessário compreender quem são as pessoas, órgãos e/ou entidades que podem influenciar nossa organização ou ser influenciada por ela.
Saiba que essas pessoas são chamadas de parte interessada. Toda parte interessada tem uma necessidade e expectativa em relação à sua organização.
Então você deve avaliar suas possíveis partes interessadas e se perguntar: qual a expectativa dessa parte em relação a minha empresa? Ela está diretamente ligada à minha empresa?
Vejamos alguns exemplos de parte interessada x expectativa:
Cliente – qualidade do produto, atendimento, entrega no prazo
Sócio – lucratividade, crescimento
Sociedade – manutenção do negócio, geração de empregos
Governo – pagamento de impostos, crescimento da empresa
Fornecedores – parceria a longo prazo, pagamento em dia
Entre outros…
Compreenda que o levantamento das necessidades e expectativas das partes interessadas vão nortear o sistema de gestão do seu negócio.
Pois quando você consegue entender o seu contexto interno e externo e o que as partes interessadas esperam da sua empresa, você terá mais informações e maior clareza para definir seus objetivos internos e da qualidade
Após a identificação, a ISO 9001:2015 pede um monitoramento e uma análise crítica periódica sobre essas partes interessadas.
Para que se consiga verificar se a organização está atendendo à expectativa ou não.
Vale ressaltar aqui que quem define as partes interessadas é a organização. Nenhum auditor externo pode dizer: “ah você esqueceu de tal parte interessada”.
Mas claro, se ele achar conveniente pode fazê-lo pensar sobre outras partes e se empresa considerar pertinente, pode sim fazer uma alteração.
Provavelmente sua empresa já faz vários monitoramentos durante o mês, analise-os e verifique se algum pode ser realinhado com as expectativas das partes interessadas.
Se for necessário, defina novos indicadores, para que todas as necessidades e expectativas sejam monitoradas.
Quer saber as etapas para a certificação, clique aqui.
Ainda tem alguma dúvida sobre a ISO 9001:2015, entre em contato comigo
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