Mapeamento de processos, você sabe como fazer?
Dando continuidade a série ISO 9001 sem mimimi, hoje vou falar sobre processos, como defini-los e desenhá-los dentro do sistema de gestão da qualidade.
Vejamos o que a norma ISO 9001:2015 diz:
“4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos
A organização deve estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da qualidade, incluindo os processos necessários e suas interações, de acordo com os requisitos desta Norma.
A organização deve determinar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação na organização, e deve:
- a) determinar as entradas requeridas e as saídas esperadas desses processos;
- b) determinar a sequência e a interação desses processos;
Na extensão necessária, a organização deve:
- c) determinar e aplicar os critérios e métodos (incluindo monitoramento, medições e indicadores de desempenho relacionados) necessários para assegurar a operação e o controle eficazes desses processos;
- d) determinar os recursos necessários para esses processos e assegurar a sua disponibilidade;
- e) atribuir as responsabilidades e autoridades para esses processos;
- f) abordar os riscos e oportunidades conforme determinados de acordo com os requisitos de 6.1;
- g) avaliar esses processos e implementar quaisquer mudanças necessárias para assegurar que esses processos alcancem seus resultados pretendidos;
- h) melhorar os processos e o sistema de gestão da qualidade.
- a) manter informação documentada para apoiar a operação de seus processos;
- b) reter informação documentada para ter confiança em que os processos sejam realizados conforme planejado.”
Este requisito mostra a importância de definir quais são os processos existentes na organização e quais são relevantes para o sistema de gestão da qualidade.
Também cita que precisamos explicar como esse processo funciona.
Vamos dar um exemplo: os processos da minha empresa são: Recursos Humanos, Compras, Produção, Comercial, Marketing.
Mas e agora, como fazer o mapeamento de processos?
Depois de ter sido estabelecido os processos, deve ser verificado quais as atividades aquele processo executa.
Lembre-se que um setor não é necessariamente um processo, pois é possível que um setor ou uma pessoa atue em mais de um processo.
Com as atividades listadas em cada processo, você vai fazer as seguintes perguntas:
Essas atividades dependem de que entrada para ser bem executadas?
Qual processo anterior me passa a informação, para eu executar essa atividade?
O que acontece depois que essa atividade é executada?
Que documentos são gerados após a atividade ser realizada?
Após esta atividade, para qual processo ela é encaminhada?
Saiba que ao responder essas perguntas, você estará determinando as entradas, atividades e saídas de um determinado processo.
Como também estará evidenciando a sequencia e interação entre eles.
E assim estará definido o seu mapeamento de processos.
Existe uma ferramenta da qualidade que se encaixa perfeitamente nesse requisito, que é o diagrama da tartaruga.
É uma ferramenta simples e prática, que traz informações sobre o mapeamento de processos: Entradas, Saídas, Recursos, Como, Quem e Indicadores.
Você pode adaptá-la e incluir mais algumas questões como a gestão dos riscos e oportunidades.
Geralmente a saída de um processo é a entrada de outro.
Então é possível utilizar este diagrama para todos os processos.
E assim também ajudará o auditor a entender mais rapidamente o processo no momento da auditoria.
Pois no documento estará evidenciado claramente tudo o que pertinente àquele processo.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre como mapear seu processo, agende um horário comigo.
Posts Relacionados
29/10/2024
Mudança de Mentalidade: O Grande Desafio da Qualidade
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje ao buscar…
14/05/2024
O que é a ISO 9001:2015 e por que sua empresa precisa dela?
A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que estabelece requisitos…
22/08/2023
Preparando o Terreno para a Implementação da ISO 9001
Em qualquer jornada rumo ao sucesso, a preparação é a chave que abre…