Na versão anterior da norma, não existia o item Liderança.

É um requisito novo na ISO 9001:2015, para mostrar a importância dos líderes estarem engajados e comprometidos com o sistema de gestão da qualidade.

Eles devem acompanhar os processos e assegurar que os requisitos foram e ainda estão atingidos.

Para compreender melhor este novo item, olhe o que a norma diz a respeito:

“5.1 Liderança e comprometimento

5.1.1 Generalidades

A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade:

  1. a) responsabilizando-se por prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade;
  2. b) assegurando que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização;
  3. c) assegurando a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos processos de negócio da organização;
  4. d) promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;
  5. e) assegurando que os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade estejam disponíveis;
  6. f) comunicando a importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
  7. g) assegurando que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos;
  8. h) engajando, dirigindo e apoiando pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
  9. i) promovendo melhoria;
  10. j) apoiando outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.

NOTA A referência a ―negócio‖ nesta Norma pode ser interpretada, de modo amplo, como aquelas atividades centrais para os propósitos da existência da organização, seja ela pública, privada, voltada para o lucro ou sem finalidade lucrativa.”

Atualmente não basta apenas tem uma pessoa responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, o famoso RD.

É imprescindível que a liderança esteja envolvida em todo o processo.

Cabe à liderança manter sua equipe bem alinhada aos objetivos da organização. E para que isso ocorra, o líder deve conseguir influenciar os seus subordinados.

Perceba que a liderança tem a ver com a gestão dos processos e não em saber executar as tarefas de todos da equipe.

Existem várias características que demonstram o comprometimento e liderança e contribuem positivamente com o desempenho do sistema de gestão da qualidade.

Mas hoje vou citar 4 delas, que considero importantes:

– Ser observador:

O líder precisa conhecer cada membro da sua equipe, para assim, perceber o que pode ser explorado e exigido de cada um.

Quando se sabe o que pode esperar de cada colaborador, fica mais fácil delegar atividades de acordo com o perfil, e também propiciar treinamentos para o desenvolvimento de novas habilidades para aqueles que precisarem.

– Ser motivador:

O líder deve vestir a camisa da empresa para conseguir motivar sua equipe.

Sabe-se que durante a implementação de uma certificação, muitos colaboradores acham ruim terem que modificar suas rotinas de trabalho ou incluir determinados registros em suas demandas.

O papel da liderança é mostrar os benefícios que a certificação traz para a organização e como tirar proveito disto.

– Ser estratégico

Um bom líder está sempre atento aos riscos que podem prejudicar a organização e sua equipe como também oportunidades para potencializar resultados.

Incitar a equipe a se antever aos riscos, faz com que consigam evitar ou minimizar possíveis problemas, trazendo grande vantagem para organização.

Por isso vale a pena ter bons plano de ação, como o 5W2H, que vai ajuda-los a agir em direção os objetivos e metas definidas.

– Ser exemplo.

O colaborador é reflexo do líder.  Entenda que há exceções, mas geralmente essa frase é verdadeira.

A liderança tem que “comprar a ideia” da certificação, da implementação do sistema de gestão e da manutenção dele.

Se o líder ficar reclamando abertamente sobre o SGQ, de que o sistema é engessado e etc., o que você acha que a equipe fará? A mesma coisa…

Compreenda que é indispensável que o líder compreenda a importância que a ISO 9001 traz para a organização.

Para que ele consiga replicar aos colaboradores e conseguir engajá-los nas atividades.

Dessa forma, quando surgirem situações complicadas, ele conseguirá modifica-las positivamente, pois ele tem a visão clara do objetivo final.

Os colaboradores precisam perceber e entender o porque de estarem implantando os requisitos.

Vamos combinar que ninguém gosta de realizar atividades que consideram insignificantes.

Mas quando sabemos que ela contribui para um evento importante, isso nos motiva a fazer cada vez melhor.

Então, para finalizar,:

Explique constantemente o porque de cada um fazer o que faz.

Deixe claro o que aquela atividade contribui para o objetivo final e o quão importante esta pessoa é para a equipe e para a organização.

Caso você tenha percebido que não possui essas características, não se desespere. Parabéns por ter percebido!

Agora que você tomou consciência disto, é preciso agir.

Você tem que agir em direção a mudança para adquirir essas características e muitas outras mais que vão te tornar um líder de alta performance. Conte comigo, eu posso te ajudar.

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Mas se você acredita que já tem essas características, parabéns também!

E digo mais: continue buscando o autodesenvolvimento. Quanto mais você conhecer a si mesmo, melhor será o seu perfil de liderança.

OBS: Se quiser conhecer mais sobre os perfis comportamentais, leia este artigo sobre o DISC.