Na versão anterior da norma, não existia o item Liderança.
É um requisito novo na ISO 9001:2015, para mostrar a importância dos líderes estarem engajados e comprometidos com o sistema de gestão da qualidade.
Eles devem acompanhar os processos e assegurar que os requisitos foram e ainda estão atingidos.
Para compreender melhor este novo item, olhe o que a norma diz a respeito:
“5.1 Liderança e comprometimento
5.1.1 Generalidades
A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade:
- a) responsabilizando-se por prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade;
- b) assegurando que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização;
- c) assegurando a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos processos de negócio da organização;
- d) promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;
- e) assegurando que os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade estejam disponíveis;
- f) comunicando a importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
- g) assegurando que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos;
- h) engajando, dirigindo e apoiando pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
- i) promovendo melhoria;
- j) apoiando outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.
NOTA A referência a ―negócio‖ nesta Norma pode ser interpretada, de modo amplo, como aquelas atividades centrais para os propósitos da existência da organização, seja ela pública, privada, voltada para o lucro ou sem finalidade lucrativa.”
Atualmente não basta apenas tem uma pessoa responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, o famoso RD.
É imprescindível que a liderança esteja envolvida em todo o processo.
Cabe à liderança manter sua equipe bem alinhada aos objetivos da organização. E para que isso ocorra, o líder deve conseguir influenciar os seus subordinados.
Perceba que a liderança tem a ver com a gestão dos processos e não em saber executar as tarefas de todos da equipe.
Existem várias características que demonstram o comprometimento e liderança e contribuem positivamente com o desempenho do sistema de gestão da qualidade.
Mas hoje vou citar 4 delas, que considero importantes:
– Ser observador:
O líder precisa conhecer cada membro da sua equipe, para assim, perceber o que pode ser explorado e exigido de cada um.
Quando se sabe o que pode esperar de cada colaborador, fica mais fácil delegar atividades de acordo com o perfil, e também propiciar treinamentos para o desenvolvimento de novas habilidades para aqueles que precisarem.
– Ser motivador:
O líder deve vestir a camisa da empresa para conseguir motivar sua equipe.
Sabe-se que durante a implementação de uma certificação, muitos colaboradores acham ruim terem que modificar suas rotinas de trabalho ou incluir determinados registros em suas demandas.
O papel da liderança é mostrar os benefícios que a certificação traz para a organização e como tirar proveito disto.
– Ser estratégico
Um bom líder está sempre atento aos riscos que podem prejudicar a organização e sua equipe como também oportunidades para potencializar resultados.
Incitar a equipe a se antever aos riscos, faz com que consigam evitar ou minimizar possíveis problemas, trazendo grande vantagem para organização.
Por isso vale a pena ter bons plano de ação, como o 5W2H, que vai ajuda-los a agir em direção os objetivos e metas definidas.
– Ser exemplo.
O colaborador é reflexo do líder. Entenda que há exceções, mas geralmente essa frase é verdadeira.
A liderança tem que “comprar a ideia” da certificação, da implementação do sistema de gestão e da manutenção dele.
Se o líder ficar reclamando abertamente sobre o SGQ, de que o sistema é engessado e etc., o que você acha que a equipe fará? A mesma coisa…
Compreenda que é indispensável que o líder compreenda a importância que a ISO 9001 traz para a organização.
Para que ele consiga replicar aos colaboradores e conseguir engajá-los nas atividades.
Dessa forma, quando surgirem situações complicadas, ele conseguirá modifica-las positivamente, pois ele tem a visão clara do objetivo final.
Os colaboradores precisam perceber e entender o porque de estarem implantando os requisitos.
Vamos combinar que ninguém gosta de realizar atividades que consideram insignificantes.
Mas quando sabemos que ela contribui para um evento importante, isso nos motiva a fazer cada vez melhor.
Então, para finalizar,:
Explique constantemente o porque de cada um fazer o que faz.
Deixe claro o que aquela atividade contribui para o objetivo final e o quão importante esta pessoa é para a equipe e para a organização.
Caso você tenha percebido que não possui essas características, não se desespere. Parabéns por ter percebido!
Agora que você tomou consciência disto, é preciso agir.
Você tem que agir em direção a mudança para adquirir essas características e muitas outras mais que vão te tornar um líder de alta performance. Conte comigo, eu posso te ajudar.
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Mas se você acredita que já tem essas características, parabéns também!
E digo mais: continue buscando o autodesenvolvimento. Quanto mais você conhecer a si mesmo, melhor será o seu perfil de liderança.
OBS: Se quiser conhecer mais sobre os perfis comportamentais, leia este artigo sobre o DISC.
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