Geralmente quem certifica na Portaria de Colchões, o faz somente por ser obrigatório. Não são todos os fabricantes que vêem benefícios na certificação de produto.
Então, muitos ficam reclamando, reclamando e reclamando. Enquanto outros percebem essa “obrigatoriedade” como uma oportunidade para se diferenciar no mercado e consequentemente crescer e evoluir.
Eu sei que se fosse por vontade própria, poucos fabricantes de colchões obteriam a certificação da portaria 52 e portaria 515. E os argumentos que eles usam são os mais variados, como:
- O INMETRO quer engessar meu processo!
- Eu já faço meu produto com qualidade e agora vem o INMETRO para me dizer o que posso ou não por na composição do meu colchão?
- Eu invisto muito dinheiro para manter a certificação, para não haver fiscalização e meu concorrente continuar vendendo mais barato e sem selo?
- Para que precisamos de tanta documentação?
Imagino que você tenha se identificado ou pelo menos conhece alguém que já tenha dito isso.
Você já ouviu a expressão, “ se a vida te der um limão, faça uma limonada”?
Ela significa que em alguns momentos surgirão desafios que não gostamos muito, mas teremos que lidar e somente nós podemos escolher como regiraremos a eles.
Da mesma forma acontece com a certificação da portaria de colchões.
São portarias compulsórias, onde os colchões e/ou colchonetes somente podem ser fabricados e comercializados após estarem regulamentados pelo INMETRO, não existe a opção de não tê-lo, quem fabrica estes produtos precisa atender aos requisitos estabelecidos.
Nesta analogia, a certificação de colchão é o limão: azedo e que amarga o paladar, pouquíssimas pessoas gostam do sabor do limão puro.
Você pode ficar reclamando dessa obrigatoriedade, olhar só para o lado negativo do processo ou você pode fazer dela uma limonada: ver o lado bom da certificação, das vantagens que ela traz para sua empresa.
Você ainda não vê benefícios em obter ou manter a portaria de colchões?
Vou te citar dois deles:
1. Organização dos processos: para fazer produtos com qualidade, é necessário ter métodos de fabricação bem definidos, infra estrutura adequada, procedimentos unificados e com matéria prima apropriada.
E como fazer isso? Padronizando os processos e definindo critérios para fabricação.
Não dá pra fazer de qualquer jeito ou se basear apenas no conhecimento de uma pessoa.
2. Satisfação do Cliente: com a obrigatoriedade de medir a satisfação do cliente, o fabricante consegue mensurar o que está indo bem e o que não está.
Compreender o cliente e buscar atender suas expectativas é fundamental para produzir colchões de qualidade e também é uma oportunidade de estudar o mercado para lançamento de novos produtos.
Quando estamos apenas focados no limão, vemos só a parte ruim e azeda.
Amplie sua visão, pense fora da caixa, analise a certificação por outros ângulos. Faça do limão uma limonada.
Faça da certificação compulsória um degrau para melhorar a gestão da sua empresa.
Já que você é obrigado a fazê-la mesmo, tire vantagem, aproveite e torne a certificação mais agradável para sua equipe.
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