Você já ouviu falar em perfil comportamental DISC?

DISC é a sigla de quatro padrões de comportamento: dominância, influência, estabilidade e cautela.

Saiba que o resultado dele, te ajuda a identificar qual é o perfil mais predominante em sua personalidade.

Então, a partir de um questionário respondido por você, se consegue analisar quais os fatores que te impulsionam a agir de determinada maneira no ambiente.

A ferramenta DISC por ser conhecida e aprovada mundialmente, é utilizada por muitas empresas no momento de selecionar candidatos para suas vagas com base no perfil comportamental.

Mas também pode ser utilizada por você, mesmo que não seja requisito de alguma empresa.

Pois a avaliação traz muitas informações que vão com certeza potencializar seus pontos fortes e também trabalhar os pontos de atenção, onde você pode melhorar.

Onde surgiu o DISC?

A Teoria DISC foi criada a partir de estudos do Dr. Willian Marston que era psicólogo e inventor (criou o Detector de mentiras e a personagem Mulher Maravilha), que procurava compreender como as pessoas são influenciadas a partir do ambiente em que estão.

O método DISC define quatro grupos de comportamentos, são eles: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

É importante ressaltar que todos possuem um pouco dos quatro padrões comportamentais.

Porém, geralmente um sobressai dentre os outros, ou seja, existe uma tendência comportamental baseado no comportamento frequente diante das situações.

Por isso, o objetivo do método DISC é identificar qual é o estilo predominante da pessoa, e não simplesmente a enquadrá-la em padrões de comportamento.

Afinal, o que significa cada perfil comportamental?

DOMINÂNCIA: Caracteriza-se pelo foco lógico, por ser objetiva, crítica e desafiante. É ativo, ritmo rápido, dinâmico, audacioso e assertivo.

Toma decisões rápidas, gosta de superar obstáculos e atingir resultados. São inovadores, determinados e visionários.

Um alto D é um líder natural, toma iniciativa nas atividades e dedica várias horas para fazer acontecer.

INFLUÊNCIA:  Orientam-se por pessoas, relacionamentos e interação com os outros. Evitam conflitos e gostam de se comunicar.

É um motivador natural, mantém a equipe unida, é divertido e alegre. Também é persuasivo em sua comunicação.

Um alto I gosta de socializar, conviver com pessoas e conversar.

ESTABILIDADE: é receptivo, articula com a colaboração. Muito reflexivo. Seu foco é em colaboração e cooperação. Sempre está atendo à necessidade dos outros.

São pacientes, orientados por tarefas e pessoas, fáceis de lidar.

Um alto S é uma pessoa confiável, constrói relações próximas, pode conseguir manter a equipe unida em momentos difíceis.

CAUTELA: Costuma ser um trabalhador meticuloso, com atenção aos detalhes para assegurar a qualidade do trabalho em equipe. Costuma sempre verificar a validade das informações que consegue.

É reflexivo e questionador, cortês, diplomático e paciente.

Um alto C possui capacidade analítica, é voltado a procedimentos e fatos concretos, o que demonstra facilidade com regras.

E agora, você sabe dizer qual é o seu?

Na maioria das vezes convivemos com pessoas com estilos parecidos aos nossos. É natural e mais confortável. Mas a convivência com pessoas diferentes é inevitável.

Por isso, a ferramenta DISC nos permitirá conhecer os quatro padrões de comportamento e assim identificar com qual estilo estamos lidando, pois sabe-se hoje que o sucesso vai além das competências técnicas.

Também facilitará a comunicação, pois você terá uma visão mais clara do ambiente ideal para você e para o outro.

E por fim, conseguirá antecipadamente perceber os conflitos que poderão surgir e com isso, produzirá melhores resultados para você e para os outros.

Quer saber mais sobre perfil comportamental? entre em contato comigo.