Comunicação interna. Recentemente eu passei por uma auditoria externa, onde o auditor fez várias perguntas voltadas à comunicação, que é um item normativo, veja:

“Item 7.4 Comunicação – iso 9001

A organização deve determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o sistema de gestão da qualidade, incluindo:

a) sobre o que comunicar;

b) quando comunicar;

c) com quem se comunicar;

d) como comunicar;

e) quem comunica.”

Acontece que depois dessa auditoria, fiquei pensando sobre isso e sobre como esse requisito que, aparentemente é tão simples, poderia ser melhor aproveitado dentro das organizações.

Mas qual é o objetivo da comunicação interna?

O principal objetivo é alinhar as informações entre a organização e colaboradores.

Afinal ela serve para informar, comunicar o que acontece e até mesmo oferecer conteúdo que agreguem no dia a dia dos colaboradores.

Você já se deu conta todas as atividades dentro de uma empresa depende de comunicação e quando isso falha deixa o colaborador desmotivado, o cliente insatisfeito e a equipe desengajada?

Infelizmente algumas empresas ainda não perceberam a importância e não enxergam essa tal “comunicação interna” como um processo.

Alguns acreditam que por serem uma pequena empresa não precisam estruturar a comunicação interna, porque já lidam com os colaboradores diariamente e eles tem acesso direto aos líderes.

Outros acreditam que por estarem em uma grande empresa, os procedimentos estabelecidos e apenas eles servem como estrutura para a comunicação.

Buscar uma nova forma de comunicação exige primeiramente um esforço da alta direção, e não somente da pessoa responsável pelo processo comunicativo.

A liderança deve estar engajada em buscar um diálogo aberto e franco com os colaboradores.

Quando se tem uma comunicação eficiente dentro da organização, as pessoas que trabalham nela se sentem parte do negócio e não se importam apenas com o salário e os benefícios.

Passam a valorizar o bom relacionamento, o diálogo e a transparência.

Se em algum momento você já foi funcionário, sabe que é bem ruim trabalhar em um ambiente que as pessoas não conversam entre si não é mesmo?

Através da comunicação interna, as pessoas desenvolvem o espírito de equipe e são incitados a se relacionarem, consequentemente melhora o clima organizacional.

Quando isso acontece, eles compreendem melhor seu papel e importância e dessa forma os profissionais contribuem mais com a organização gerando mais resultados positivos, por conta disso aumentam a produtividade.

Essas noções de relevância e produtividade também cooperam para que esses colaboradores fiquem mais tempo na empresa.

Eles se sentem mais felizes e motivados, sem razões para querer sair. Isso é muito bom para a empresa, pois diminui a rotatividade.

Pense sobre isso, veja como você pode colaborar para que exista uma comunicação interna mais assertiva na sua empresa.

Disponibilize mais canais de comunicação, como por exemplo: quadros de gestão a vista, jornal eletrônico, café com o gestor, palestras de conscientização, entre outros.

A comunicação não se faz apenas com procedimentos, instruções de trabalho e manuais, mas se faz com pessoas.

Quer conversar mais sobre esse item, agende um horário comigo e ganhe 30min de consultoria gratuita, clique aqui