Gestão de Risco e Oportunidade ainda é um mistério!

Vejo que muitas empresas têm tido uma certa dificuldade em atender o item 6.1 por não compreender como colocá-lo em prática em seu sistema de gestão.

Continuando então a série ISO 9001 sem mimimi, vamos analisar juntos o que diz a norma a respeito dessa questão:

“6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades

6.1.1 Ao planejar o sistema de gestão da qualidade, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para:

  1. a) assegurar que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos;
  2. b) aumentar efeitos desejáveis;
  3. c) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis;
  4. d) alcançar melhoria.

6.1.2 A organização deve planejar:

  1. a) ações para abordar esses riscos e oportunidades;
  2. b) como:

1) integrar e implementar as ações nos processos do seu sistema de gestão da qualidade (ver 4.4);

2) avaliar a eficácia dessas ações.

Ações tomadas para abordar riscos e oportunidades devem ser apropriadas ao impacto potencial sobre a conformidade de produtos e serviços.

NOTA 1 Opções para abordar riscos podem incluir evitar o risco, assumir o risco para perseguir uma oportunidade, eliminar a fonte de risco, mudar a probabilidade ou as consequências, compartilhar o risco ou decidir, com base em informação, reter o risco.

NOTA 2 Oportunidades podem levar à adoção de novas práticas, lançamento de novos produtos, abertura de novos mercados, abordagem de novos clientes, construção de parcerias, uso de novas tecnologias e outras possibilidades desejáveis e viáveis para abordar as necessidades da organização ou de seus clientes.”

O que  é Gestão de Risco e oportunidade:

Em todo o planejamento e análise organizacional, é necessário avaliar os fatores internos e externos que podem impactar de alguma forma no produto.

Sendo assim para não ser pego de surpresa com algum resultado indesejado, você precisa antever as possibilidades de erro (os riscos) e tomar ações para prevenir que este erro aconteça e/ou minimizar o seu impacto.

Todo risco pode ter impacto positivo ou negativo, e quando positivo chamamos de oportunidades. É quando temos algo que já é bom, mas pode ficar ainda melhor.

Dessa forma, trabalhamos a gestão de risco e oportunidade dentro do item 6.1 Ações para abordar Riscos e Oportunidades.

Como implantar a gestão de Riscos e Oportunidades:

O requisito 6.1 faz referência ao item 4.1 e 4.2, o que significa que deve ser levado em consideração o contexto da organização e as  partes interessadas no seu negócio no momento em que se avalia os riscos e oportunidades.

Uma ferramenta que pode ser utilizada para avaliar os riscos e oportunidades é a matriz SWOT ( FOFA) onde se consegue verificar as questões internas e externas da organização.

Defina quem são partes interessadas no seu negócio e em seguida aplique a SWOT para constatar quais são os pontos fortes e fracos da empresa e quais as ameaças e oportunidades que a organização percebe atualmente.

Com estas informações em mãos, verifique se os pontos fracos e ameaças são considerados RISCO para sua empresa. Em caso positivo, você já detectou os riscos.

Posteriormente verifique se os pontos fortes e oportunidades podem ser potencializados (melhorados). Se sim, você terá percebido as oportunidades.

Aproveite e avalie os processos que foram definidos anteriormente, e verifique quais os riscos e oportunidades que se apresentam neles.

Feito isso, é hora de partir para ação!

Quando planejar as ações:

Diante disso, com os riscos e oportunidades bem definidos, você deve planejar as ações para trabalhar os aspectos apontados.

Você pode utilizar a metodologia 5W2H para trabalhar cada ponto definido como Risco e Como oportunidade.

WHAT – O QUE SERÁ FEITO (ETAPAS) WHY – POR QUE SERÁ FEITO (JUSTIFICATIVA) WHERE – ONDE SERÁ FEITO (LOCAL) WHEN – QUANDO SERÁ FEITO (TEMPO) WHO – POR QUEM SERÁ FEITO (RESPONSABILIDADE) HOW – COMO SERÁ FEITO (MÉTODO) HOW MUCH – QUANTO CUSTARÁ FAZER (CUSTO)

É uma ferramenta muito fácil de se trabalhar e ajudará a trazer clareza para as ações propostas.

Para finalizar, lembre-se de revisar periodicamente o processo de Gestão de Risco e Oportunidade para assegurar que o sistema de gestão da qualidade está alcançando os resultados pretendidos.

Se tiver ficado com alguma dúvida, agende um horário comigo (clique aqui) e tenha 30min de consultoria gratuita!