Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas fabricantes de colchões já tem boa parte da ISO 9001 implementada em seus processos. Isso, é claro, se eles estiverem com a certificação na portaria 35 ou Portaria 75 em dia. Aí, já é meio caminho andado para obter a ISO 9001.
Se você busca aperfeiçoar seus processos internos e com isso promover a melhoria contínua do seu negócio e do seu produto, você precisa ter a ISO 9001 na sua fábrica. Ela é uma norma reconhecida em todos os países, e fará com que sua empresa transmita ainda mais credibilidade no mercado.
Mas você sabe o que é a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional que possibilita à empresa melhorar seus processos internos. Isso, por sua vez, leva mais confiança ao cliente de que os produtos ou serviços prestados seguem um padrão de qualidade e são de confiança.
Ou seja, ter um certificado ISO ajuda a mostrar que seu produto não é feito “de qualquer jeito”. Que é fabricado com todo cuidado e atenção que o cliente merece.
Imagine que você vai fazer um bolo. Você sabe como quer que ele fique quando estiver pronto, certo? Então você coloca os ingredientes na quantidade que deseja, sem critério algum. E o bolo fica bom.
Então você mostra para seu colega e pede pra ele fazer o mesmo bolo e o resultado deve ser igual ao que você fez. O colega não tem a receita, logo, ele vai fazer do jeito que achar que deve fazer.
Qual será o resultado? É incerto dizer! Não dá pra saber previamente se o bolo ficará realmente bom ou não, pois seu amigo não seguiu receita alguma não é mesmo?
Não existia a receita do bolo, não existia indicador que demonstrasse que bolo estava ficando bom, não se sabia ao certo a qualidade dos ingredientes utilizados, tampouco o tempo que ele deveria ficar no forno.
Percebe que é muito arriscado você fazer algo sem seguir um procedimento (que, neste caso, seria a receita do bolo)? Então, o mesmo ocorre na empresa. Seria como fabricar seus colchões sem nenhum tipo de processo ou procedimento definidos. Imagina a confusão?
Os riscos da falta de organização e de processos
Sem critérios bem definidos, é impossível saber se o resultado será satisfatório ou não. Em muitos casos o resultado é positivo, mas em vários (talvez na maioria) , não.
Por exemplo, é fundamental ter especificações que precisam ser conferidas antes de liberar o produto para o envio ao cliente. Do contrário, não há como saber se o produto está atendendo às características corretas e também às solicitadas pelo cliente.
Dessa forma, sua organização precisa realizar uma inspeção final bem-feita, para garantir que o produto esteja em perfeitas condições e com os acessórios adequados àquela venda.
Se coloque no lugar do consumidor: você gostaria de receber um produto em sua casa, e ele vir com o tecido trocado ou sem os pés (em casos de box conjugado)? Ou seja, diferente daquilo que você realmente comprou?
Essa situação vai gerar um transtorno para você, que precisará entrar em contato com o vendedor para informar que houve um erro e aguardar os prazos para a devida troca do produto. Então, o mesmo vai acontecer com seu cliente se sua fábrica não estiver organizada e com os processos bem estabelecidos e claros para os colaboradores.
É bem possível que, pelo fato de você ter a certificação nas portarias de colchões, você já tenha alguns processos definidos na sua empresa. E isso é ótimo! Acontece que não são todos os requisitos da ISO 9001 que são requeridos pela portaria 35 e/ou portaria 75.
Perceba que você pode melhorar ainda mais o seu sistema de gestão se trazer a ISO 9001 para o seu negócio. Todo mundo ganha!
Os benefícios da ISO 9001 dentro e fora da sua fábrica
Se você está pensando: “Mas Camila, vou ter mais burocracia se eu tiver mais uma certificação!”, pare agora mesmo! Toda empresa precisa de gestão, e precisa ter uma metodologia para conduzir essa gestão.
Nada melhor do que usar como referência uma norma mundialmente conhecida e reconhecida como fundamental para qualquer negócio, não é mesmo? Acompanhe comigo algumas das vantagens que sua organização terá ao ter dois selos de certificação:
- Maior visibilidade da Marca;
- Mais credibilidade no produto e processo de fabricação;
- conquista de novos mercados;
- Melhora na organização interna;
- Melhor desempenho do negócio e comercial;
- Maior economia e redução do desperdício;
- Maior controle do negócio.
Você gostaria de ter tudo isso na sua empresa? Imagino que sim!
Então, não importa se sua empresa é grande ou pequena. A Certificação ISO 9001 é para qualquer porte. Basta você querer melhorar e lucrar mais! Ficou com dúvidas, entre em contato comigo clicando aqui!
Posts Relacionados
29/10/2024
Mudança de Mentalidade: O Grande Desafio da Qualidade
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje ao buscar…
20/02/2024
Qualidade em Colchões: Foco nos Detalhes
Ao explorar o site do Observatório de Colchões, encontrei informações…
13/12/2023
Novas Diretrizes na Regulamentação de Colchões: Entendendo a Portaria 579
Recentemente, o setor de colchões tem sido palco de intensas…