Para a Portaria de colchões, a auditoria interna é super importante. Independente do porte da organização. Acontece que ainda existem pessoas com medo dessa avaliação.
E não só isso, ficam na dúvida se é melhor ter um colaborador como auditor interno ou se é preferível contratar uma empresa especializada para a realização da auditoria interna.
Você também já teve ou ainda tem essa dúvida? Assista o vídeo que vou te explicar como funciona.
Durante a implantação ou até mesmo a manutenção da certificação de produto, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos pelas as pessoas envolvidas no processo.
Isso ocorre porque elas estão tão acostumadas a realizar aquela atividade que as vezes não percebem que algo deve ser mudado ou até mesmo melhorado.
Aí entra a auditoria interna, que pode ser muito possibilitadora para fábrica de colchões.
A auditoria interna serve para verificar a conformidade do sistema de gestão da qualidade, se todos os requisitos estão atendidos e também para preparar os colaboradores para a auditoria externa que está por vir.
Você pode optar por formar auditores internos em sua organização, ou contratar uma consultoria especializada para que realize a auditoria interna para você.
Quando um colaborador é auditor interno, a organização utiliza recursos próprios, o colaborador pode trazer oportunidades de melhorias em outros setores e geralmente ele sabe se o auditado está falando a verdade sobre determinado processo.
Agora, quando a auditoria interna é realizado por alguém de fora, no caso, a consultoria, a empresa tem uma vantagem a mais, pois ela recebe informações e dicas de melhorias ou adaptações, com base na vivência e experiencia do consultor em outras fábricas e com outros auditores.
Com isso, é possível preparar melhor a empresa e os colaboradores.
Outro fator importante é que a consultoria não tem “vícios” da rotina de trabalho, e isso possibilita trazer uma visão externa das melhores tendências e boas práticas para a organização.
Independentemente da opção que você escolher, esteja ciente que vale a pena realizar uma auditoria interna antes da auditoria externa.
Vai te dar mais segurança e tranquilidade para o momento da auditoria externa.
O ideal é que a auditoria interna seja realizada no máximo trinta dias antes da auditoria externa.
Para que se tiver algum ajusta a fazer, ainda possa ser feito.
Sendo assim, toda empresa que deseja alcançar a certificação ou renová-la deve realizar frequentemente as auditorias internas.
Sua empresa só tem a ganhar, pois o resultado da auditoria vão gerar correções e melhorias para a empresa, e isso é fundamental para a manutenção ou obtenção da certificação.
Você ainda tem alguma dúvida sobre a importância da Auditoria Interna para a portaria de colchões? Entre em contato comigo!
E não esqueça de se inscrever no canal, para estar por dentro das novidades e informações referente as portarias de colchões.
Se você já é uma empresa certificada na Portaria de Colchões, está a um passo da certificação ISO 9001 sabia? Clique e saiba mais.
Nos acompanhe pelas redes sociais!
Posts Relacionados
29/10/2024
Mudança de Mentalidade: O Grande Desafio da Qualidade
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje ao buscar…
20/02/2024
Qualidade em Colchões: Foco nos Detalhes
Ao explorar o site do Observatório de Colchões, encontrei informações…
13/12/2023
Novas Diretrizes na Regulamentação de Colchões: Entendendo a Portaria 579
Recentemente, o setor de colchões tem sido palco de intensas…