A Portaria 52 traz uma questão interessante sobre propriedade do cliente, você sabe o que significa?

Significa que quando algo que é do cliente,  estiver sob o controle da organização, este deve estar identificado, verificado, protegido e salvaguardado como propriedade do cliente.

Pareceu confuso ainda?

Então veja o vídeo!

É um requisito exigido pela portaria 52, de colchões de mola.

Pense o seguinte: cada vez que o produto que o cliente comprou retorna para a empresa para qualquer reparo, é considerado que o fabricante está com uma Propriedade do cliente.

Porque o colchão não é mais da empresa, ele é do cliente e ele pediu para fazer alguma modificação ou até mesmo um concerto.

Isso significa que durante o período em que este produto estiver sob os cuidados da empresa, ele deve estar bem identificado e guardado, até a devolução para o cliente.

Tenho convicção de que todos querem o melhor para seu cliente e primam pela sua satisfação não é mesmo?

Mas acompanho fabricantes em todo o Brasil.

E vejo que por conta da correria do dia a dia, esses produtos acabam ficando em qualquer lugar e armazenados de qualquer jeito.

Isso mesmo, eu já vi!

Por isso É importante que você identifique esse produto, deixando claro os seguintes pontos:

  • informação do que vai ser reparado
  • a data que chegou o produto
  • e a previsão de retorno para o cliente.

Assim, qualquer pessoa que passar por ele vai saber que aquele produto é do cliente “tal”, que chegou em “tal dia”, vai ser reparado em “tal” parte e deve retornar para o cliente até “tal” data.

Se sua empresa tem grande demanda de consertos e assistências , é interessante ter uma planilha de acompanhamento também.

Para poder ver rapidamente o status de determinado cliente: se está dentro do prazo acordado, se já passou do prazo ou se já foi resolvido.

Outro ponto importante é cuidar da forma que os colchões são armazenados.

Se estiverem de forma errada, podem ficar deformados e perder algumas funcionalidades.

Então cuide para não colocar o colchão em cima de outras coisas; para não colocar colchões maiores em cima de colchões menores; não deixar os colchões diretamente no chão e não colocar objetos, principalmente objetos pontiagudos, sobre o colchão.

Todos estes cuidados são essenciais para salvaguardar a propriedade do cliente, enquanto este estiver dentro da empresa.

Com essas precauções, o produto retornará para o cliente em perfeito estado e você terá garantido o atendimento ao requisito 8.5.3

Se você já é uma empresa certificada na Portaria de Colchões, está a um passo da certificação ISO 9001 sabia? Clique e saiba mais.

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