A certificação ISO 9001:2015 pode parecer muito desafiador para muitas empresas.
Por não compreenderem a importância de uma boa gestão dos processos e concluírem que a norma é apenas burocracia e muitos documentos.
Neste interim, ao focar em produtos e serviços com qualidade, sua empresa precisa ter a garantia de que seus processos internos estão bem desenhados e com etapas bem claras, pois é isso que vai resultar no sucesso da sua gestão.
Através da ISO 9001, é possível compreender que padronização das atividades deve ser algo rotineiro.
Também deve ser considerado com uma forma de facilitar e simplificar todas as tarefas realizadas pela empresa, com um único objetivo: garantir que os processos sejam realizados sempre da mesma maneira, independente da pessoa que estiver a frente.
Por isso, vou te mostrar 7 vantagens que sua empresa terá ao obter a certificação:
1- SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Uma das principais vantagens da ISO 9001, é assegurar ao cliente que o produto/serviço adquirido é fruto de um processo padronizado, que busca continuamente a qualidade e que eleva a sua satisfação.
Este deve ser o objetivo de qualquer empresa que quer expandir seu negócio.
A norma ISO 9001 tem como foco central O CLIENTE e possibilita por meio de sua estrutura que a organização obtenha os subsídios necessários para agregar valor ao cliente.
Através de: processos bem estabelecidos, análise da perspectiva dos clientes, indicadores de desempenho, entre outros.
Dessa forma, é mostrado ao cliente que a organização leva em consideração as suas necessidades e busca atende-las.
2- ORGANIZAÇÃO INTERNA
Com a ISO 9001, a empresa definirá os seus processos, metodologia de trabalho, recursos que vai utilizar, quais competências os colaboradores deverão ter e etc.
Para que a operação das atividades ocorra de forma padronizada e continuada.
Ou seja, o resultado final sempre sairá igual.
As chances de não atingir o resultado desejado são mínimas, pois todos os riscos estarão apontados e controlados.
3 – PRODUTIVIDADE
Esta vantagem é extremamente positiva, pois é uma consequência da vantagem anterior.
Quando os colaboradores seguem os procedimentos definidos, registram as informações pertinentes à sua atividade e em conjunto buscam a melhoria contínua dos processos.
Eles passam a compreender exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito, tornando suas ações mais ágeis e eficientes.
4 – REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO
O controle da matéria prima e insumos utilizados na produção ou prestação de serviço contribuem para que seja utilizado apenas o necessário, nem a mais nem a menos.
E com a padronização do trabalho e acompanhamento de situações não conformes consegue-se diminuir também o retrabalho, trazendo benefícios financeiros imediatos.
5 – CONQUISTA DE NOVOS NEGÓCIOS
A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida.
A empresa que tem essa certificação reflete seu comprometimento com a melhoria na gestão da qualidade, que está preocupada com a forma como é vista pelos clientes e busca a melhoria contínua.
E tudo isso resulta na boa imagem perante ao mercado.
6 – MAIOR CONTROLE DO NEGÓCIO
Os requisitos da norma indicam que a empresa se antecipe aos problemas ocorridos nos processos antes que o problema ocorra efetivamente, que acompanhe e avalie o desempenho de seus processos.
Também sugere que esteja atenta as oportunidades de melhoria dentro do sistema de gestão da qualidade.
Tudo isto alinhado ao comprometimento da liderança e sua participação ativa junto a qualidade, auxiliará a alta direção na tomada de decisões.
E principalmente ter uma visão clara dos riscos e oportunidades que estão em seu contexto.
7 – ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES
A empresa que tem a certificação ISO 9001 busca constantemente o aperfeiçoamento de seus colaboradores para ajuda-los a desenvolver suas competências e atingirem melhores resultados.
Com isso, demonstra interesse no crescimento profissional e o colaborador por sua vez se sente mais motivado e valorizado em suas atividades.
Viu só como a certificação ISO 9001 pode trazer muitos benefícios para sua empresa?
Eu só listei 7, mas tem muito mais!
A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização.
É também compatível com outros sistemas de gestão e focada no cliente e em melhoria contínua.
Além disso, é voltada para os resultados dos negócios.
E então, vamos buscar a sua certificação?
Entre em contato comigo e vamos agendar um diagnóstico gratuito.
Posts Relacionados
29/10/2024
Mudança de Mentalidade: O Grande Desafio da Qualidade
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje ao buscar…
14/05/2024
O que é a ISO 9001:2015 e por que sua empresa precisa dela?
A ISO 9001:2015 é uma norma internacional que estabelece requisitos…
22/08/2023
Preparando o Terreno para a Implementação da ISO 9001
Em qualquer jornada rumo ao sucesso, a preparação é a chave que abre…