Recentemente um diretor me chamou para conversar sobre a certificação ISO 9001 nas fábricas de colchões. Ele comentou que durante a auditoria externa de colchões, o auditor disse que a empresa dele é tão organizada que só estava faltando ter a ISO 9001 para passar ainda mais credibilidade.
O que algumas empresas ainda não se deram conta, é que o fato de já terem a certificação nas portarias de colchões faz com que a fábrica esteja mais preparada para passar pelo processo de certificação ISO 9001. Sabe por quê?
- porque tanto a portaria 35, quanto a portaria 75 exigem que sejam aplicados na empresa requisitos específicos da ISO 9001;
- porque a empresa já entende a necessidade de ter padronização dos processos;
- porque ela já está acostumada com os ciclos de auditorias externas.
Perceba que ao ter os selos de conformidade do Inmetro e o selo de certificação ISO 9001, sua empresa demonstra que está comprometida com o produto. O que, é claro, vai transmitir ainda mais confiabilidade ao cliente mostrando que seus processos internos seguem um padrão de qualidade.
Traduzindo tudo: significa que sua empresa não produz de “qualquer jeito”, que ela está atenta às melhores práticas do mercado e realiza testes anuais em seus produtos. Acima de tudo, significa que ela está focada em atender o cliente da melhor maneira possível!
“Mas ok, Camila, dos benefícios da ISO 9001 eu já sei!”. Então vamos fazer o contrário! Ao invés de listar as vantagens ou benefícios que a ISO 9001 pode te trazer, vamos falar sobre os problemas que encontramos nas indústrias colchoeiras. E sobre como a ISO 9001 pode resolvê-los!
ISO 9001 nas fábricas: alta rotatividade de funcionários
Com frequência, os diretores reclamam que o funcionário não passou no período de experiência. Ou que o colaborador recebeu outra oferta de trabalho e saiu da empresa. Acontece ainda de o funcionário estar com problemas de relacionamento em equipe, e precisar ser desligado…
Todas estas questões impactam diretamente na qualidade do seu produto, porque os colaboradores novos nem sempre têm o mesmo rendimento que os mais experientes, além de terem maior chance de cometer erros por não dominarem o processo ainda.
Com a ISO 9001 implementada, sua empresa tem a oportunidade de olhar com mais profundidade para as competências dos seus colaboradores. Com isso, é possível trazer mais seriedade para o processo de contratação, o que aumenta muito a retenção dos colaboradores.
ISO 9001 nas fábricas: falta de organização e limpeza da fábrica
É comum, ao andarmos pela fábrica, ver produtos empilhados de forma errada, matéria prima diretamente no chão, colaboradores passando por cima das espumas para pegar algum insumo que está mais no fundo (e deixando as marcas da botina nelas).
E esses são apenas alguns dos exemplos de falta de limpeza e desorganização. Seja sincero: se você recebesse uma visita surpresa hoje, você teria coragem de mostrar sua fábrica?
A arrumação e disposição dos materiais é fundamental para o alinhamento fabril. Como a ISO 9001 traz um conceito de padronização, possibilita aos colaboradores ampliar a consciência para a preservação dos insumos antes, durante e depois da fabricação. O que melhora muito a utilização do ambiente de trabalho!
ISO 9001 nas fábricas: prioridade apenas para representantes ou lojistas
Constantemente, ao conversar com os colaboradores da fábrica, eles reclamam que somente os representantes/lojistas são importantes. Que só eles recebem treinamentos orientativos, não só do produto como também motivacionais. Sei que quem vende o produto é uma parte imprescindível dentro do processo comercial. Mas será que só eles importam?
Todos os colaboradores precisam ser orientados, estimulados e motivados para se manterem engajados em suas atividades!
A ISO 9001 traz requisitos essenciais para o fortalecimento da relação empresa-colaborador. Afinal os processos são realizados por pessoas, e é através delas que se atinge os resultados.
Certamente se os colaboradores não derem o seu melhor nas rotinas internas, os representantes/lojistas não terão bons produtos para vender!
O que a ISO 9001 pode transformar na sua empresa
Independente do porte da sua empresa, você pode e deve ter a certificação ISO 9001. Esta norma foca no cliente em todos os aspectos de gestão. Ela ajuda a mostrar ao cliente que a sua organização está totalmente comprometida com suas expectativas, necessidades e que busca atendê-las da melhor forma possível!
Dessa forma, fica mais fácil para a empresa dedicar-se para que as operações ocorram de forma contínua e padronizada. A partir do momento que os processos estão padronizados, os colaboradores passam a ter clareza de suas tarefas e, assim, melhoram suas habilidades e otimizam tempo.
A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida. A empresa que tem essa certificação reflete seu comprometimento com a melhoria na gestão da qualidade. Mostra que está preocupada com a forma como é vista pelos clientes e busca a melhoria contínua. E tudo isso resulta em uma boa imagem perante ao mercado, levando ao que é mais importante: mais sustentabilidade e bons resultados!
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