Você pode ser multado e até mesmo ter sua fábrica fechada se não cumprir o que as portarias de colchões exigem.
Elas trazem informações específicas que visam garantir a qualidade do colchão. Para isso os produtos são separados por família para que possam ser avaliados pelo OCP e o laboratório de ensaios.
Se você busca fabricar colchões que se destaquem no mercado dentre tantos outros que existem por aí, você precisa seguir o caminho da qualidade.
Para isso acontecer, é necessário que sua empresa encare as portarias de colchões com seriedade e busque os resultados que um sistema de gestão pode trazer a sua organização e por conseguinte para seu colchão.
Ao fazer a revisão das portarias de colchões, serão verificados detalhadamente os documentos existentes na empresa e será conferido os registros emitidos no período.
Também será um momento de preparação dos funcionários para auditoria externa, pois durante a revisão é importante fazer a auditoria interna, para se certificar de que está tudo pronto para a avaliação do OCP (organismo de certificação de produto).
Lembre-se que a qualidade do seu colchão começa pela escolha correta da sua matéria prima. Prefira espumas, tecido, molejo e isolante de fornecedores confiáveis. Se for necessário, faça testes antes de firmar a compra.
Sua fábrica tem muito a perder ao optar por insumos sem qualidade. Pode “estourar” lá na ponta, ou seja dar problemas durante o uso do consumidor, como também pode reprovar seu produto nos ensaios.
Alguns motivos de reprovação nos ensaios das portarias de colchões:
- Espumas não passarem nos testes;
- Dimensões do produto diferentes da declarada na etiqueta;
- Frases que devem conter altura mínima estarem incorretas na etiqueta.
É comum se perguntar porque tantas exigências para a produção de um colchão. Você também já se perguntou?
Para chegarmos na resposta, pense o seguinte: estudos apontam que ao chegar aos 60 anos a pessoa terá passado pelo menos 20 anos deitado em um colchão, o que significa 1/3 da sua vida (em torno de 8 horas por dia).
Essas pesquisas também relatam que 90% dos problemas de torcicolo, dores de cabeça, dores lombares, dores musculares e dores na nuca surgem nas pessoas através de noites mal dormidas em colchões inapropriados.
Agora faz mais sentido as portarias de colchões existirem não é?
Diante disso, fazer a revisão das portarias de colchões com frequência traz melhorias para o desempenho organizacional, com foco no produto e na gestão dos processos.
Além de aumentar a competividade no mercado e fazer novos negócios, as portarias de colchões promovem a organização interna, pois facilita o controle, melhora a produtividade e também os lucros.
O processo de revisão das portarias de colchões, pode não ser tão simples, pois são vários pontos que precisam ser visitados, mas se tiver a dedicação e empenho dos colaboradores e da alta direção da empresa, tudo fica mais fácil.
Neste ponto entra o papel da liderança, para motivar a equipe na busca da melhoria contínua. Isso é imprescindível para que as portarias de colchões sejam um sucesso.
Para que sua empresa possa estar focada no negócio, é fundamental contratar uma consultoria especializada para a revisão. Porque você ganhará tempo e terá um time de consultores especialistas trabalhando com você e focados exatamente no que precisa ser feito.
E melhor ainda será, se não “pesar” no seu bolso, já que pode sair mais caro ter que custear o deslocamento, translado e hotel para os consultores durante este ciclo.
A CS consultoria oferece consultoria ilimitada através de um sistema moderno, disponível 24h por dia e 7 dias por semana, através de consultores online. Ao invés de presença em determinados dias da semana, os consultores estão disponíveis para te atender diariamente.
Todo o acompanhamento que você precisa, toda orientação que for importante ser dada, serão realizados através da consultoria digital.
É um novo jeito de fazer consultoria, mas com a mesma qualidade da consultoria tradicional. É mais fácil, prático e mais barato.
Para relembrar:
O que é família – colchões de espuma? São modelos que tem a mesma característica e classificação, mas pode se diferenciar pelas dimensões, revestimento e espuma do revestimento.
O que é família – colchões de mola? Se constitui como o conjunto de modelos, identificados por uma ou mais marcas, produzidos na mesma unidade fabril e que possuem a mesma classificação quanto à estrutura e ao molejo, conforme o Memorial Descritivo.
A espuma pode ser certificada isoladamente? Não, existem muitos fabricantes de espumando falando que sua espuma é selada, que você pode comprar de olhos fechados. Mas não é bem assim. Para as portarias de colchões, o que vale é o produto acabado estar certificado.
A espuma tem sim que ser enviada separadamente para o ensaio do produto, porém ela, sozinha não recebe selo algum de certificação. O que recebe o selo após aprovado é o colchão, ou seja, o produto final e não o insumo.
O que é auditoria interna? É uma forma de verificar a eficiência dos processos na sua empresa, com o intuito de aperfeiçoá-lo. Através dela, todos os requisitos normativos são analisados para ter a certeza de que são cumpridos. Com ela também é possível verificar as possíveis necessidades de mudança na empresa e também promover a melhoria contínua.
Ainda tem alguma dúvida? Clique aqui e agende um horário comigo.
Posts Relacionados
29/10/2024
Mudança de Mentalidade: O Grande Desafio da Qualidade
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje ao buscar…
20/02/2024
Qualidade em Colchões: Foco nos Detalhes
Ao explorar o site do Observatório de Colchões, encontrei informações…
13/12/2023
Novas Diretrizes na Regulamentação de Colchões: Entendendo a Portaria 579
Recentemente, o setor de colchões tem sido palco de intensas…